A Toyota realizou o 2º Toyota Latin America and Caribbean (TLAC) Suppliers Conference, tradicional premiação dos melhores fornecedores da Toyota, que já se encontra em sua 18ª edição. Pela primeira vez na história, por conta da pandemia do novo coronavírus, evento foi realizado online e envolveu as filiais da empresa no Brasil, Argentina e Venezuela, além dos fornecedores dos dois primeiros países.
O evento reconhece os fornecedores que atingiram metas e superaram expectativas da marca em relação aos serviços e produtos entregues em 2019.
Ao todo, 31 fornecedores, entre brasileiros e argentinos, receberam o grau de excelência máxima nas categorias: Qualidade e Logística, Custo e Reconhecimento Especial.
Neste ano, a Toyota premiou a Denso como seu Melhor Fornecedor Brasileiro e a YPF como seu Melhor Fornecedor Argentino de 2019.
A cerimônia contou com os principais executivos das três filiais da empresa, incluindo Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe; Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e Venezuela; Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina e Celso Simomura, Regional Officer de Compras e R&D da Toyota para a América Latina e Caribe, entre outros executivos, além de mais de 150 fornecedores da Argentina e do Brasil.
“Nesses tempos em que somos forçados a estar distantes uns dos outros, é interessante ver a nossa capacidade de reinvenção, tendo realizado o primeiro encontro online de fornecedores do mercado. O retorno que tivemos dos participantes, com elogios para a organização e dinamismo da reunião, nos motiva ainda mais para seguir propondo alternativas que contribuam para que todos trabalhem juntos com foco na sustentabilidade de longo prazo do nosso negócio”, destaca Celso Simomura.
Qualidade e Logística
Neste ano, os quesitos Qualidade e Logística foram unidos. Na questão de Qualidade, as empresas tinham de cumprir a meta de 0 PPM (partes por milhão), ou seja, as peças entregues não poderiam conter qualquer defeito. Neste critério, o fornecedor também não podia apresentar reclamações graves sobre seus desempenhos durante todo o ano de 2019.
Além disso, os fornecedores também tinham que dispor, a um ano, do certificado no quesito Logística, além de cumprir o prazo estipulado na entrega de todas as peças, sem constar quaisquer divergências entre dias e horários.
As empresas premiadas em Qualidade e Logística foram:
Brasil
Dana, Kautex, Honda Lock, Litens, Mangels, Maxion Wheels, Panasonic, SMR, Sumidenso do Brasil, Sumitomo Rubber do Brasil e TPR
Argentina
CGR, Inergy, Plimer, Stilo WG e Pirelli
Redução de custos
Os fornecedores avaliados com nível de Excelência na categoria excederam as expectativas da Toyota a partir de ideias já implementadas para redução de custos.
Os premiados na categoria Custos foram:
Brasil
Harman e Yazaki
Argentina
Bridgestone, Fric-Rot, Toyota Boshoku e Vuteq
Reconhecimento Especial
Brasil
Adient, Cestari, KYB, Pioneer, PPG
Argentina
Dana, Guidi e Toyota Boshoku