São Paulo, 23 de julho de 2024 – A Toyota do Brasil reforça seu protagonismo e liderança na descarbonização do país ao encerrar o primeiro semestre como líder de vendas de veículos híbridos. No período foram comercializadas 11.014 unidades, o que corresponde a 23% de todos os modelos com esta tecnologia vendidos no país. A liderança entre híbridos e híbridos flex, que são produzidos no Brasil, acontece em um ano especial, pois em maio a fabricante alcançou o marco de 100 mil veículos híbridos comercializados no país. Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no Brasil, um é Toyota ou Lexus. Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no Brasil, um é Toyota ou Lexus.
“A liderança na venda de híbridos reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável e a descarbonização do país. Assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex fabricadas no Brasil, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética. E estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam às necessidades dos nossos clientes”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Os veículos híbridos da Toyota contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono. Desde a introdução dos primeiros modelos hibridizados no mercado nacional, com a chegada do revolucionário Prius, em 2013, e a introdução do Corolla e Corolla Cross híbridos flex fabricados no Brasil, a Toyota evitou a emissão de 84 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Um dos fatores que contribuem para esta importante conquista é a reconhecida confiabilidade dos híbridos da marca, com veículos chegando a mais de 1 milhão de quilômetros rodados e servidos por um amplo estoque de peças de reposição e equipe qualificada, o que garante a devolução de 90% dos veículos híbridos que visitam nossas concessionárias no mesmo dia. Além disso, a Toyota foi pioneira ao oferecer garantia de 8 anos para o sistema híbrido, incluindo a bateria.
Protagonismo de eletrificação na América Latina e Caribe
Outro importante resultado alcançado no primeiro semestre foi a marca de 12.919 veículos híbridos exportados, que conferem à Toyota o título de maior exportadora de veículos eletrificados do Brasil. Esse volume corresponde a aproximadamente 40% de todos os veículos exportados pela companhia no semestre.
“Esse feito é resultado da integração das nossas operações regionais e da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos no Brasil. Ao exportar tecnologia de ponta, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, além de contribuir com a descarbonização da região”, afirma Evandro Maggio.
Pioneirismo em eletrificação
A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
No Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado onze anos atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país.
Desde então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.
Em 2020, a Lexus se tornou a primeira marca do Brasil a ter um line-up 100% eletrificado. E, desde abril deste ano, a Toyota amplia seu leque de opções com o RAV4 Hybrid Plug-in, o primeiro híbrido plug-in da marca no país.
No compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização, parte dos R$ 5 bilhões do investimento já confirmados até 2026 inclui a fabricação nacional de um novo veículo compacto híbrido flex, que será lançado em 2025, e de outro modelo híbrido flex desenvolvido especialmente para o Brasil.