Janeiro, 2023 – Toyota GAZOO Racing World Rally Team (TGR-WRT) iniciou o Campeonato Mundial de Rally 2023 da FIA com dobradinha no Rally Monte-Carlo. Sébastien Ogier conquistou um recorde com a nona vitória no lendário evento à frente do companheiro de equipe Kalle Rovanperä.
A predominância do tempo seco fez do rally deste ano um teste de desempenho maior do que o normal, e Ogier marcou o ritmo desde o início com cinco vitórias consecutivas na etapa de abertura.
O GR Yaris Rally1 Hybrid, de Ogier, foi o mais rápido nas 11 primeiras etapas da temporada, sua série só terminou no sábado à tarde. Ele levou uma vantagem de 16 segundos sobre Rovanperä até o último dia, quando prosseguiu para conquistar sua oitava e nona vitórias nas etapas do final de semana.
A 56ª vitória de Ogier na WRC é também a primeira para seu copiloto Vincent Landais, em apenas o segundo evento desde que ele começou a trabalhar com o navegador francês no final da última temporada. É também a quinta vitória da Toyota Monte com um quinto modelo diferente de carro: o GR Yaris Rally1 Hybrid vencendo todas as etapas do fim de semana, com exceção de duas das 18 etapas.
Com Ogier mais uma vez disputando apenas eventos selecionados nesta temporada, o segundo lugar, e a vitória no final do Rally Power Stage representa um começo ideal para a defesa de Rovanperä e do copiloto Jonne Halttunen de seu primeiro título de campeão. O piloto aumentou a velocidade durante o rally, conseguindo um total de seis vitórias em seis etapas em seu caminho para o primeiro pódio do Rally de Monte-Carlo.
Elfyn Evans mostrou um ritmo semelhante ao de seus companheiros de equipe durante todo o fim de semana e foi o segundo colocado em relação a Ogier antes de perder cerca de 40s com um pneu danificado no SS5 na manhã de sexta-feira. Ele e o copiloto Scott Martin lutaram para terminar em quarto lugar, a 27,8s do pódio, apesar de uma breve volta na manhã de domingo. Ele também foi o terceiro na Power Stage a conquistar três pontos de bônus adicionais.
O forte início da temporada para a TGR foi completado por Takamoto Katsuta em sua entrada apoiada pelo WRC Challenge Program. Ele atingiu seu desempenho mais forte no Rally de Monte-Carlo até hoje, ao lado do copiloto Aaron Johnston, frequentemente se juntando a seus companheiros de equipe nos quatro primeiros tempos do estágio e terminando em sexto lugar na classificação geral.