A Toyota e Hino Motors fecharam um acordo para o desenvolvimento de caminhões pesados movidos a célula de combustível, sustentado por iniciativas que vão em direção ao uso prático no dia a dia, realizando testes de verificação, entre outras aplicações.
A decisão nasce da determinação de ambas as empresas na busca para combater os problemas ambientais do planeta, algo que está na essência das decisões e estratégia corporativas. As companhias declararam metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050 e estão desenvolvendo tecnologias de veículos elétricos para uso em larga escala na sociedade. Para obter reduções adicionais nas emissões de carbono, as marcas entendem a necessidade urgente em melhorar o desempenho ambiental de caminhões pesados, pois representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão.
No plano de construção de veículos comerciais eletrificados, um novo trem de força deve ser adotado para garantir desempenho ambiental superior, que conceda praticidade convencional de veículo comercial, capacidade de carga e outros aspectos. Como os pesados são normalmente usados para transporte rodoviário, isso implica em grande autonomia, capacidade de carga suficiente, bem como capacidade de reabastecimento rápido. Por esse motivo, veículos com células de combustível abastecidos com hidrogênio funcionam com maior densidade de energia e são considerados mais eficazes.
O caminhão de célula de combustível neste projeto de desenvolvimento conjunto é baseado no Hino Profia, que busca retirar o máximo proveito das tecnologias cultivadas pela Toyota e pela Hino ao longo dos anos. O chassi foi especialmente projetado para acomodar a célula de combustível, e medidas estão sendo tomadas para redução de peso e garantir uma capacidade de carga suficiente. O trem de força está equipado com duas pilhas de células de combustível da Toyota, recentemente desenvolvidas para a nova geração do já conhecido Mirai, e adiciona controle de direção com aplicação de tecnologias para veículos híbridos pesados, especialmente desenvolvidas pela Hino. A autonomia a ser estabelecido é de aproximadamente 600 km.
Toyota e Hino posicionaram o hidrogênio como uma importante fonte de energia para o futuro e trabalharam em sinergia no desenvolvimento de tecnologias e na inovação para veículos com células de combustível por mais de quinze anos. Os primeiros testes e demonstração dos conjuntos do ônibus de células de combustível datam de 2003. A Hino fortalecerá ainda mais sua parceria e acelerará os esforços para a realização de uma sociedade de hidrogênio, um dos objetivos da Toyota em propor a constituição de uma sociedade livre de carbono.
<Para referência>
Veículo | Base do modelo | Hino Profia FR1AWHG |
Comprimento / Largura / Altura | 11990/2490/3780 mm | |
Peso Total do Veículo | 25t | |
Baterias de célula de combustível | Nome (tipo) | Toyota FC Stack (Célula de combustível de eletrólito de polímero) |
Motor | Tipo | AC síncrono |
Tanque de hidrogênio de alta pressão | Desenvolvimento de um novo tanque de hidrogênio de alta capacidade e alta pressão (70MPa) | |
Bateria | Tipo | Baterias de íon-lítio |
Autonomia (proposta) | Aproximadamente. 600 km * no ciclo de condução integrado da cidade e rodovia; Medições internas Toyota e Hino |