- A skatista Letícia Bufoni e o jogador de futebol Ricardo Alves, grandes exemplos de superação em suas modalidades, terão apoio da Toyota até dezembro de 2020
- Ação de patrocínio reforça o compromisso da marca com o esporte e o lema Start Your Impossible, que inspira clientes e colaboradores a vencerem grandes desafios
A Toyota, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, no Japão, dentro de sua filosofia Start Your Impossible, acredita que o esporte inspira as pessoas para a superação de obstáculos e desafios. Por isso, a marca anuncia o patrocínio de dois atletas brasileiros que estão se destacando em suas modalidades: Letícia Bufoni, skatista campeã mundial e quatro vezes campeã do X-Games, e Ricardo Alves, jogador de futebol de 5, esporte destinado para pessoas com deficiência visual, eleito cinco vezes o melhor jogador do Brasil e três vezes o melhor jogador do mundo em sua modalidade. O contrato com os atletas estará em vigor até dezembro de 2020.
Letícia e Ricardo foram selecionados por terem histórias marcantes de superação e determinação, valores presentes no DNA da Toyota. O principal objetivo do apoio é transmitir inspiração para clientes e colaboradores, afirmando que é possível quebrar barreiras e atingir metas antes vistas como impossíveis.
“O caminho para participar de uma Olímpiada é árduo. Só os que se colocam à prova e se desafiam a cada instante conseguem conquistar seu espaço. Estes atletas nos inspiram e estão diretamente conectados com nossa energia e disposição para desenvolver inovações de mobilidade para tornar o impossível de cada um, possível”, afirma Vladimir Centurião, Diretor de Vendas, Planejamento de Vendas e Marketing da Toyota do Brasil.
A parceria contempla a participação dos atletas em eventos corporativos e campanhas, divulgação da marca Toyota em suas redes sociais e outros canais.
Força feminina no skate
Letícia Bufoni tem 25 anos, é paulistana e conhecida como um dos nomes mais importantes da história do skate feminino. Desde os nove anos já praticava o esporte, até que, aos 13, se mudou para Los Angeles, onde também gostava de jogar futebol, demonstrando talento para os esportes. Letícia vem se destacando nesse esporte majoritariamente dominado por homens e, desde 2010, vem colecionando títulos, como quatro medalhas de ouro no tradicional X-Games, além de ser campeã mundial da categoria.
Entre 2016 e 2018, foi protagonista do reality show Leticia Let’s Go, transmitido pelo Canal Off, no qual compartilhava sua rotina de treinos, atividades diárias, viagens e competições. Durante este período, o programa foi uma das principais atrações da grade do canal, mostrando toda força da skatista, que, inclusive, foi a primeira mulher a integrar o famoso jogo de videogame Tony Hawk’s Pro Skater, em sua quinta edição.
Em 2020, Letícia promete fazer história e é uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que será o primeiro a incorporar o skate como modalidade oficial. “O skate me inspira das mais diversas formas possíveis, seja na hora que eu ganho um campeonato, ou quando vejo meninas e meninos que se inspiram em mim ou nos momentos em que estou andando de skate com meus amigos. Vejo tudo que construí por causa desse esporte e sinto muito orgulho desta trajetória”, diz a skatista.
Coragem e superação
Ricardo Alves, mais conhecido como Ricardinho, tem 30 anos e nasceu em Osório, município do Rio Grande do Sul. Quando tinha seis anos de idade, foi diagnosticado com descolamento de retina, que lhe rendeu cinco cirurgias. Aos oito anos, apesar de todos os procedimentos, ficou completamente cego e precisou recomeçar seu sonho de ser jogador profissional de futebol.
Ricardinho mudou-se com a família para Porto Alegre e foi no Instituto Santa Luzia, referência no ensino em braile, que conheceu o futebol de 5. Aos 10 anos, já mostrava um talento acima da média para o esporte.
Aos 15, foi convocado pela Seleção Brasileira de futebol de 5 pela primeira vez. Em 2006, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo com apenas 16 anos de idade. Desde então, Ricardinho conquistou muitos títulos. Em 2008 e 2016, foi medalhista de ouro paralímpico. Entre este período, em 2014, ajudou a equipe na conquista do Campeonato Mundial.
“O esporte paralímpico cresceu bastante nos últimos anos, atingiu um profissionalismo bastante importante e revelou grandes nomes no cenário mundial. Mesmo assim, a realidade da maioria dos paratletas está muito longe da ideal. Por isso, um patrocínio como o da Toyota, que aposta no potencial de um paratleta, é fundamental para a carreira de alto rendimento e faz toda diferença na estrutura de treinos e competições”, comenta Ricardinho.
Start Your Impossible
A campanha Start Your Impossible é uma iniciativa corporativa global da marca que visa inspirar colaboradores, parceiros e clientes da Toyota e conectá-los com as principais convicções da empresa. Além da missão de participar da construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável, a empresa acredita que a mobilidade vai muito além dos carros. Com esta filosofia, a Toyota tornou-se líder em inovação, o que permitiu o desenvolvimento do primeiro veículo híbrido produzido em massa, o Prius, há mais de 20 anos, e agora, o anúncio oficial do novo Corolla, primeiro veículo com motor híbrido flexfuel do mundo.
Além dos lançamentos inovadores, a matriz da Toyota Motor Corporation, no Japão, criou, em 2014, a Toyota Mobility Foundation. No Brasil, a primeira ação foi o projeto InoveMob, realizado em parceria com a WRI Brasil no ano passado, com a missão de encontrar soluções inovadoras de mobilidade para áreas de circulação intensa, como grandes metrópoles. Dentre 12 projetos, cinco finalistas foram escolhidos e receberam um aporte de R$ 60 mil para evoluir seus planos de negócio. O projeto de aplicativo bynd para caronas corporativas foi o grande vencedor e recebeu uma premiação de cerca de R$ 400 mil.
“Como parceira mundial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, nossa meta principal é incentivar uma sociedade mais justa, sem discriminação, além de incentivar uma sociedade sustentável pela mobilidade. Os valores da Toyota, enraizados na cultura de melhoria contínua e respeito pelas pessoas, estão diretamente ligados com o espírito olímpico, que une o mundo inteiro em amizade e solidariedade”, finaliza Centurião.