A Toyota do Brasil celebra um marco significativo em sua trajetória: a exportação de 700 mil veículos. O primeiro capítulo dessa história remonta aos anos 70, com o Toyota Bandeirante nacional. Mas as exportações ganham força a partir de 2012, impulsionadas pela produção de novos modelos na planta de Sorocaba e pela introdução de tecnologias de eletrificação.
Atualmente, a Toyota lidera as exportações no mercado automotivo brasileiro, tendo enviado 82.419 carros, o equivalente a 40% de sua produção, para 22 países da América Latina e do Caribe em 2023. O SUV Corolla Cross foi o carro mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. Esse feito ressalta a competitividade regional do parque tecnológico e da produção brasileira.
“A Toyota celebra orgulhosamente a marca de 700 mil veículos exportados, resultado da forte presença da marca na América Latina e Caribe. Esse feito é resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente. Além disso, ao exportar tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade da região”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe.
Como a principal exportadora de veículos do Brasil, a Toyota tem contribuído significativamente para a economia do país. Recentemente, anunciou um investimento de R$ 11 bilhões para a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores, além da introdução de dois novos modelos híbridos, que contribuem para a empresa manter o seu protagonismo em eletrificação e exportações.
A oferta de veículos híbridos produzidos no Brasil para o mercado da América Latina e Caribe não só contribui com a descarbonização da região, como também reforça a pauta de tecnologia nas exportações da indústria brasileira e a atração de investimentos em toda a cadeia de valor.
“A ampliação de nossa capacidade produtiva e a oferta de novos modelos e tecnologias demonstra o quanto acreditamos no Brasil como base exportadora para a região. Com novos investimentos, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda no país e fortalecendo a indústria automotiva nacional”, destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Uma história de sucesso e crescimento sustentável
A trajetória de exportações da Toyota do Brasil começa em 1971 com o utilitário Bandeirante, enviado para países da América Latina e utilizado até mesmo em missões de paz da ONU. A inauguração da planta de Indaiatuba, em 1998, marca o início da produção do Corolla, ampliando a influência da Toyota além das fronteiras nacionais.
Em 2002, a nova geração do Corolla inicia uma era de sofisticação e desempenho, levando a marca a entrar em novos países. A estratégia de crescimento continuou em 2012, com a inauguração da fábrica de Sorocaba e o lançamento do Etios, permitindo a empresa expandir ainda mais suas exportações na região.
Seguindo seu DNA de inovação, a Toyota lançou a 12ª geração do Corolla em 2019, com motorizações híbridas à gasolina e flex, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2021, o Corolla Cross, o único SUV híbrido produzido no Brasil, abriu novos mercados na região.
A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O investimento de R$ 11 bilhões no país até 2030 ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca, visando consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações.