- A partir de agora, todas as Hilux cabine dupla contam com airbags laterais e de cortina, totalizando sete bolsas infláveis, além de controle de tração e estabilidade
- Toda a linha SW4 também passa a contar com sete airbags
- Picape e SUV médios ganham travas de roda e estepe contra furtos e roubos
- Versões GR-S, SRX e SRV dos modelos passam a contar com central multimídia de oito polegadas com novas funções e aprimoramento do GPS
A Toyota lança a nova linha 2020 dos modelos Hilux e SW4, líderes de vendas absolutos em suas categorias no Brasil. A principal novidade está nos itens de segurança, com uma lista de equipamentos adicional, tornando os dois produtos entre os mais seguros de suas respectivas categorias.
A partir de agora, todas as versões cabine dupla da Hilux e toda a linha SW4 passam a contar com airbags laterais e de cortina, que se juntam aos dois frontais e de joelho para o motorista, totalizando sete bolsas infláveis. Além disso, as versões SR e Standard da Hilux recebem também controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), enquanto a versão SR a diesel também passa a contar com assistente de descida (DAC), equipamentos presentes somente nas versões topo de linha do modelo até então.
Outros dois novos itens de segurança de série também foram adicionados: as versões GR-S, SRX, SRV e SR, movidas a diesel ou flexfuel, ganharam travas de rodas, enquanto as versões GR-S, SRX e SRV ainda ganharam trava do estepe, garantindo maior segurança contra furtos e roubos.
Os novos itens de segurança colocam a Hilux e a SW4 entre os modelos mais seguros de suas respectivas categorias. Além disso, a Hilux passa a ser a única picape média a contar com sete airbags desde as versões de entrada. As melhorias visam cumprir integralmente com os novos e mais exigentes requisitos dos protocolos de segurança da região.
A linha 2020 da Hilux conta com 12 versões disponíveis, que serão oferecidas para o consumidor com o preço final entre R$ 119.940,00 a 214.690,00. Já a SW4 possui seis versões que variam entre R$ 161.590,00 e 279.990,00.
Novidades na central multimídia
Outro destaque é a nova central multimídia no painel da picape e do SUV médio, que nas versões GR-S, SRX e SRV terão agora uma tela de oito polegadas com as funções de Pinch Out, Pinch Close, e Flick. Com capacidade de reconhecer dois toques simultâneos, o equipamento agora permite, por exemplo, que os ocupantes possam aplicar a função de zoom em imagens e informações do navegador, além de manusear barras de rolagem em listas de músicas e arquivos.
O sistema de GPS integrado também recebeu aprimoramentos, com rotas mais precisas, pontos de referência em 3D para facilitar a visualização, além da ferramenta de configuração do destino mais simples, facilitando a navegação. A função de navegador está disponível em todas as versões cabine dupla da Hilux e todas as SW4, com exceção da Hilux SR e SW4 SR com câmbio manual.
Além das novidades e aprimoramentos, o equipamento também possui sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto e conexão USB e AUX, que são compatíveis com os sistemas Android e IOS de smartphones.
Em termos de conectividade, os modelos contam com o Miracast, conexão via Wi-Fi que espelha o conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros. Além disso, contam também com o MirrorLink – espelhamento do celular com conexão via cabo para alguns aplicativos pré-determinados (por motivos de segurança, as imagens dos aplicativos de navegação não serão exibidas quando o veículo estiver em movimento).
Design externo
Hilux
A novidade para a linha 2020 é a introdução da cor branco pérola para a versão topo de linha SRX.
Desde o ano passado, a Hilux passou a contar com novo desenho frontal nas versões SRX, SRV e SR. O modelo incorpora desenho de grade hexagonal, traçada por três sólidas barras horizontais contornadas por um acabamento cromado. As alterações implicaram na remodelação do para-choque dianteiro, onde foram incorporados faróis de neblina, equipamento presente desde a versão SR.
Resultante das alterações, o design ficou mais enxuto e aerodinâmico. São 5.315 mm de comprimento, 15 mm menor em relação ao modelo anterior. Na altura, permanecem os 1.815 mm e os mesmos 1.855 mm de largura, assim como a distância entre eixos, de 3.085 mm.
SW4
A atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Ao descolar sua imagem derivada de uma picape (Hilux), o utilitário esportivo uniu inovação a um toque delicado de refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis com luzes de halogênio, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.
As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.
Motor e transmissão
Os modelos da linha 2020 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex. Veículos de motorização diesel vêm equipados com propulsor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potência a 3.400 rpm, todas de tração integral.
As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões GR-S, SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi.
As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex da picape média apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.
São três versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SRV 4×4 Cabine Dupla, SRV 4×2 e SR 4×2. Há ainda opção de SR 4×2 de transmissão manual de cinco velocidades.
Preços
Os preços da linha Hilux e SW4 2020 são:
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
||||
Hilux | DSL | GR-S Cabine Dupla 4×4 | A/T | R$ 214.690,00 | ||
Hilux | DSL | SRX Cabine Dupla 4×4 | A/T | R$ 205.590,00 | ||
Hilux | DSL | SRV Cabine Dupla 4×4 | A/T | R$ 187.890,00 | ||
Hilux | DSL | SR Cabine dupla 4×4 | A/T | R$ 169.940,00 | ||
Hilux | DSL | Cabine Simples STD Power Pack 4×4 | M/T | R$ 149.705,00 | ||
Hilux | DSL | Cabine Simples STD NARROW 4×4 | M/T | R$ 147.205,00 | ||
Hilux | DSL | Cabine simples STD 4×4 | M/T | R$ 130.360,00 | ||
Hilux | DSL | Chassi cabine simples 4×4 | M/T | R$ 126.200,00 | ||
Hilux | FFV | SRV Cabine Dupla 4X4 | A/T | R$ 146.590,00 | ||
Hilux | FFV | SRV Cabine simples 4X2 | A/T | R$ 135.190,00 | ||
Hilux | FFV | SR Cabine Simples 4X2 | A/T | R$ 125.440,00 | ||
Hilux | FFV | SR Cabine Simples 4X2 | M/T | R$ 119.940,00 | ||
SW4 | DSL | SRX Diamond 7L | A/T | R$ 279.990,00 | ||
SW4 | DSL | SRX 7L | A/T | R$ 268.890,00 | ||
SW4 | DSL | SRX 5L | A/T | R$ 262.590,00 | ||
SW4 | FFV | SRV 7L | A/T | R$ 191.240,00 | ||
SW4 | FFV | SR 5L | A/T | R$ 175.340,00 | ||
SW4 | FFV | SR 5L | M/T | R$ 161.590,00 |