Hoje, 11 de outubro, a Toyota lançou o projeto piloto Hybrid Flex Technology na Índia. Esta iniciativa marca o primeiro passo da Toyota naquele país para promover o etanol como um importante caminho energético neutro em carbono, juntamente com a avançada tecnologia híbrida flex da Toyota que pode ajudar o país a alcançar a verdadeira autossuficiência e contribuir para a meta nacional de carbono zero até 2070.
Durante o lançamento, uma unidade do Toyota Corolla Altis Hybrid flex, produzida na cidade de Indaiatuba (SP) e exportada para a Índia em junho de 2022, foi apresentada às autoridades governamentais indianas como representante dessa tecnologia pioneira e brasileira. Lançada pela Toyota do Brasil em 2019, é uma das tecnologias mais limpas do mundo, combinando alta eficiência e baixíssimos níveis de emissão do motor elétrico com a capacidade de reabsorção de CO2 de um combustível 100% renovável, que é o etanol.
A Toyota do Brasil aderiu à Missão Brasileira na Índia em abril deste ano, que contou com a delegação de líderes do governo brasileiro, da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), e representantes da indústria automotiva e de bens de capital nacional, com o objetivo de construir uma agenda integrada para apresentar alternativas pela redução de emissões na matriz de transporte veicular na Índia, com destaque para os biocombustíveis e veículos com tecnologia flexfuel, utilizados no Brasil há quase duas décadas.
Da esq. p/ dir.: Dr. Murugesh Nirani, Ministro das Indústrias de Média e Grande Escala da Índia; Sr. Rameswar Teli, Ministro do Petróleo & Gás da Índia; Sr. Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes da Índia; Sr. Shri Bhupender Yadav, Ministro do Meio Ambiente indiano; Sr. Masakazu Yoshimura, Managing Director da TKM (Toyota Kirloskar Motor) e, discursando, o Sr. Vikram Kirloskar, vice-chairman da TKM
“Tivemos sucesso na missão de demonstrar ao governo indiano uma das possibilidades mais viáveis em termos de mobilidade sustentável: a tecnologia híbrida flex, desenvolvida por engenheiros brasileiros e produzida no País há quase três anos. Estamos entusiasmados por contribuir para que a Índia, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, também possa colher os frutos dessa tecnologia que está pronta e que contribui para a neutralidade de carbono”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
“O etanol é uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, capaz de gerar impactos positivos imediatos na segurança energética, na saúde pública por meio da redução da poluição local e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), por isso, essa iniciativa da Toyota de oferecer essa tecnologia inovadora e limpa é fundamental para ajudarmos o governo indiano a tornar-se um grande player no cenário asiático da descarbonização”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA, União da Indústria de Cana-de-açúcar.
Tecnologia híbrida flex da Toyota
A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro desde a chegada do Prius, em 2013. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam mais de 50% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea.
Ainda neste ano, a Toyota do Brasil celebra o terceiro aniversário da tecnologia híbrida flex, introduzida de forma inédita no mundo, por meio do lançamento da 12ª geração do Corolla sedã, em setembro de 2019. Desde então, as vendas dos modelos Toyota que oferecem o inédito powertrain ultrapassam as 45 mil unidades.
Esse volume de veículos híbridos flex ajudou a evitar que mais de 10 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no país. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000 km a 14.000 km por ano).