Toyota do Brasil consolida liderança em reputação no setor automotivo pelo sétimo ano consecutivo

Resumo do Conteúdo

  • Toyota é a única automotiva no ranking das 10 empresas com melhor reputação no Brasil, segundo o Merco
  • Companhia alcança sua melhor posição na história, subindo para o 8º lugar entre as 100 empresas mais bem avaliadas do país

A Toyota do Brasil reafirma sua liderança em reputação no setor automotivo pelo sétimo ano consecutivo, segundo o ranking do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco). Além de ser a única automotiva entre as 10 empresas mais bem posicionadas, a fabricante atingiu sua melhor colocação histórica no ranking geral, ocupando o 8º lugar – um avanço de uma posição em relação ao ano anterior.

Essa liderança reflete o compromisso contínuo da Toyota com qualidade, inovação e satisfação do cliente. Além disso, a companhia se destaca como protagonista na mobilidade sustentável e na transição energética, desenvolvendo soluções que atendem às demandas de um futuro mais sustentável para a sociedade.

“Este reconhecimento é reflexo da nossa trajetória de inovação e compromisso com o Brasil. De um lado, reforça o papel da nossa presença nacional, com produção e desenvolvimento local de novas tecnologias alinhadas à política de transição energética do governo, e de outro, a excelência no pós-venda e o foco na experiência do cliente; fatores que fortalecem nossa reputação e consolidam nossa contribuição para o setor e para a sociedade”, destaca Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

Reconhecimento regional
Em 2024, outras operações da Toyota na América Latina e Caribe também foram reconhecidas como as empresas com melhor reputação corporativa na indústria automotiva em seus respectivos países, de acordo com o ranking Merco. Com isso, a Toyota se consolida como uma das três empresas com melhor reputação de toda a região.
Segundo Rafael Chang, essa conquista é resultado do esforço conjunto dos distribuidores, colaboradores, fornecedores, concessionários e demais stakeholders. “Temos um ecossistema formado por pessoas talentosas e comprometidas que, há mais de 70 anos, trabalham com o espírito ONE Toyota na região e um propósito em comum: oferecer veículos e serviços de excelência para cada vez mais pessoas”, ressalta o executivo.

Metodologia Merco
Em sua 11ª edição, a pesquisa do Merco adota uma metodologia rigorosa, baseada em sete etapas de avaliação e na análise de 26 grupos de fontes de informação. A edição de 2024 levou em conta 11.600 entrevistas realizadas entre abril e dezembro.

A avaliação inclui critérios como resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, presença internacional e inovação. Além dos executivos, a pesquisa considera a opinião de analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, acadêmicos, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

O Merco também analisa a presença digital das empresas por meio do Merco Digital e inclui, em sua etapa final, uma autoavaliação corporativa baseada em indicadores de objetivos. Além do ranking das 100 empresas com melhor reputação, o levantamento também elenca os 100 líderes corporativos mais bem avaliados do país.

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies e de terceiros, assim como nossa Política de Privacidade.