São Paulo, 20 de janeiro de 2025 – Reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a Toyota do Brasil consolidou sua liderança na produção e venda de veículos híbridos flex em 2024. No último ano, a empresa fabricou no Brasil 17.015 híbridos flex plenos (full hybrid), o equivalente a 67,4% da produção nacional. A empresa ainda comercializou 17.847 veículos com esta tecnologia, representando 88% do mercado nacional.
Os híbridos flex são uma das principais tendências para 2025, representando parte importante dos investimentos do setor automotivo anunciados no último ano. A Toyota, pioneira no desenvolvimento desta tecnologia, produz e comercializa localmente veículos equipados com a tecnologia híbrida flex plena desde 2019. Desde então, mais de 90 mil unidades foram vendidas, reforçando o seu protagonismo e liderança na descarbonização do país.
“Este resultado reflete, de um lado, nosso compromisso com a mobilidade sustentável e a descarbonização e, de outro, a confiança dos clientes em uma tecnologia que combina a eletrificação com a vocação dos biocombustíveis de nosso país. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex plena, fabricadas no Brasil. Alinhados à crescente demanda por veículos eletrificados no mercado interno, buscamos oferecer soluções de mobilidade sustentável com alta qualidade e confiabilidade, gerando emprego e renda para o país”, destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Os veículos híbridos flex comercializados pela Toyota ajudaram a evitar a emissão de aproximadamente 34 mil toneladas de CO2 na atmosfera desde 2019, reforçando a bem-sucedida experiência brasileira com biocombustíveis aliada a motores a combustão e eletrificação como uma alternativa imediata e realista para a descarbonização.
Protagonismo em eletrificação na América Latina e Caribe
A relevância da Toyota do Brasil também se reflete no mercado internacional. Em 2024 a empresa exportou para países da América Latina e Caribe 68.577 veículos, sendo 27.200 equipados com a tecnologia híbrida, o que confere à Toyota o título de maior exportadora de veículos eletrificados do Brasil. Esse volume corresponde a aproximadamente 40% de todos os veículos exportados pela companhia no ano.
“Esse feito é resultado da integração das nossas operações regionais e da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos no Brasil. Ao exportar tecnologia de ponta, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, além de contribuir com a descarbonização da região”, afirma Evandro Maggio.
Investimento recorde no Brasil
Para atender ao expressivo crescimento da demanda local e regional por veículos eletrificados, em 2024 a Toyota anunciou o maior investimento de sua história no Brasil: R$ 11,5 bilhões até 2030. O plano inclui a ampliação da capacidade produtiva de veículos e motores, desenvolvimento de novos modelos híbridos flex e a construção da nova planta de veículos em Sorocaba.
No montante, estão considerados a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com lançamento previsto para 2025, e outro modelo especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro. Ambos os produtos reforçam a oferta de veículos eletrificados da marca, em linha com as políticas governamentais voltadas à reindustrialização sustentável.
Também faz parte do plano anunciado em 2024 o investimento de R$ 160 milhões no recém-inaugurado Centro Logístico de Peças, que permitirá à Toyota manter seu excelente nível de pós-venda e suporte à rede de concessionárias, assegurando a tranquilidade de seus clientes locais e de todos os 23 países atendidos pela operação do Brasil.