A Toyota segue com a estratégia de expandir sua oferta de carros eletrificados no País e anuncia a chegada dos modelos Camry e da RAV4. A partir de 2022, o sedã passa a ser comercializado exclusivamente na versão híbrida, enquanto o SUV recebe atualizações no sistema de segurança e no design. Com estas novidades, a fabricante dá mais um passo importante em sua meta de disponibilizar ao menos uma versão eletrificada de cada veículo comercializado no Brasil até 2025. Ambos os veículos começam a ser vendidos a partir de hoje, 14 de abril, em todas as concessionárias da marca Toyota no território nacional.
Disponíveis em configurações únicas, XLE para o sedã, e SX Connected Hybrid para o SUV, ambos aliam conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5 L DOHC 4 cilindros, que somado ao motor elétrico resulta numa potência máxima de 222 cv, além de contarem com um refinado acabamento interno e um robusto pacote de tecnologias de conveniência a disposição.
E seguindo a filosofia da marca de melhoria contínua para reforçar a segurança de seus veículos, ambos os carros trazem novidades em seu pacote de tecnologias de segurança do Toyota Safety Sense, com a introdução do Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) com alerta de ponto cego (BSM). O utilitário esportivo também inclui o alerta de tráfego traseiro (RTCA).
Conforto e acabamento interno
Referências de qualidade, durabilidade e confiabilidade, os novos híbridos Toyota contam com bancos revestidos em couro com detalhes em material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também recebem cobertura em couro, com detalhes em prata, os quais estão igualmente presentes nas maçanetas.
No Camry, o painel central recebe acabamento em soft-touch e Tiger Eye Stone, enquanto na RAV4 em Black Piano e prata, ambos com detalhes cromados. E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, os modelos possuem teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente para acentuar os detalhes do design e materiais interiores.
Segurança aprimorada
As novas linhas, tanto do Camry quanto do utilitário esportivo da Toyota receberam aprimoramentos no pacote de segurança ativa, sendo que a grande novidade fica no sedã, que recebe pela primeira vez o pacote completo
A partir de abril os dois veículos médios passam as tecnologias do sistema de segurança ativa TSS (Toyota Safety Sense), com a inclusão do Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) com alerta de ponto cego (BSM). Exclusivamente para a RAV4, a Toyota adicionou à lista o alerta de tráfego traseiro (RTCA).
O sistema ainda contempla recursos como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), sistema de pré-colisão frontal (PCS) com alerta sonoro e visual, com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas e frenagem automática de emergência. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.
A lista de segurança passiva dos dois veículos inclui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão inseridos o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. A RAV4 ainda conta com Controle de Tração (TRC).
Assim como os demais modelos da marca japonesa, estão disponíveis de série nas duas novidades, cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
Desempenho e economia de combustível
Para oferecer uma experiência exclusiva de performance e rodagem econômica, os novos Camry e RAV4 vem equipados com motor a combustão 2.5L DOHC 4 cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, e um motor elétrico THS II de 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 222 cv.
O sedã conta com transmissão automática eCVT que proporciona trocas mais suaves e sensação de acelerações mais diretas, enquanto o SUV chega com a Hybrid Transaxle, que entrega acelerações mais lineares, que reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, e permite maior controle da condução, sem desperdiçar energia, aprimorando o consumo de combustível.
O motorista tem à disposição quatro modos de condução (Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport), que se adequam ao estilo de condução e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais ecológica.
Com tração integral, a RAV4 chega com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e Wishbone, com barras estabilizadoras na traseira, com ajustes para melhorar a resposta do conjunto AWD, entregando assim, maior controle de torque dinâmico e de estabilidade do veículo. Já o Camry possui tração dianteira e o mesmo conjunto do utilitário na frente e suspensão independente, com barras estabilizadoras atrás.
Design aprimorado
Referências de qualidade, durabilidade e conforto, os novos Camry e RAV4 receberam atualizações em seu design frontal para dar mais modernidade ao modelo, com um toque esportivo.
Com o racional de uma categoria superior, o carro passa a exibir uma nova grade frontal com pintura em preto para aprimorar seu estilo e elegância. A RAV4 também recebeu mudanças no design das lanternas dianteiras de LED, assumindo um formato poligonal para maximizar o espaço dos faróis e contribuir com o conjunto visual.
Já o sedã recebeu novidades no desenho dianteiro com o alongamento da área central do veículo que se estende desde o capô até o para-choque e se interligando com os volumes de canto do para-lama, expressando assim uma área frontal mais baixa, ampla e arrojada. Além disso, a versão vem com ornamentação cromada nas laterais do para-choque aprimorando seu visual e impressão de alta qualidade.
Outra novidade são os novos jogos de rodas de 18” de liga leve, que receberam um novo desenho mais dinâmico com configurações exclusivas de raios duplos em cinza escuro para o SUV e de raios finos cromados, combinados com raios escuros torcidos para o sedã.
Tecnologia e conveniência
Os novos modelos híbridos da Toyota oferecem infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas no Camry e de 7” na RAV4, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7” polegadas em ambos.
O pacote de tecnologias de conveniência do SUV, também inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou pelo sensor de movimento localizado debaixo do para-choque traseiro. Além disso, o console central vem equipado com carregador de celular por indução.
Para oferecer maior comodidade a todos passageiros, o Camry conta com ar-condicionado digital de três zonas, com controle de temperatura independente para motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros e painel de controle touch para os passageiros de trás. O carro disponibiliza ainda, de série, o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação para aprimorar o conforto de quem vai atrás.
Garantia
Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, as novas linhas do Camry e da RAV4 têm garantia de 5 anos ou 100.000 km (o que ocorrer primeiro). Os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do melhor Pós-Venda do País, que tem como principal objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, desfruto e recompra de um modelo Toyota.
Preços
Camry XLE –
RAV4 SX Connected Hybrid –