A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) vai competir no Dakar 2024 com uma versão atualizada do carro vencedor da edição anterior, agora conhecido como GR DKR Hilux EVO T1U. Um dos responsáveis por acelerar essa máquina será o brasileiro Lucas Moraes, terceiro colocado no Dakar 2023 e campeão entre os novatos.
“O Dakar 2023 foi uma experiência simplesmente incrível para mim. Até hoje, quando vejo o troféu lá em casa, penso: ‘caramba, eu consegui’. Isso tudo é importante também por que me dá confiança para 2024, de que sou capaz de manter um ritmo competitivo durante as duas semanas de corrida no deserto. Eu aprendi muito em 2023 e espero melhorar ainda mais na próxima edição do Dakar”, diz Lucas.
Para o próximo ano, o brasileiro terá como navegador o espanhol Armand Monleón, que disputou oito edições do Dakar, inicialmente como piloto de motos e, em uma segunda fase, com UTVs. O novo carro a ser utilizado pela dupla foi desenvolvido em testes e corridas do tipo cross-country durante toda a temporada de 2023.
A TOYOTA GAZOO Racing terá cinco equipes na disputa do Dakar 2024, incluindo dois pilotos novatos para o rali mais difícil do mundo. Esta será a maior equipe da TGR na história da competição, mesclando a experiência de Giniel de Villiers com o ritmo impressionante de Lucas Moraes e Seth Quintero. Lucas e Seth, junto com seus respectivos navegadores, ainda vão competir na temporada 2024 do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA (W2RC).
O Dakar 2024 está previsto para começar no dia 5 de janeiro, com um breve prólogo perto da cidade de Alula, no norte da Arábia Saudita. Serão disputadas seis etapas após o prólogo, incluindo as ’48 horas Chrono’, uma maratona prolongada que promete ser um desafio e tanto para os competidores. O rali segue até dia 19 de janeiro, quando será finalizado em Yanbu.
Sobre o novo GR DKR Hilux EVO T1U
O novo carro é 100 mm mais largo que o seu antecessor e incorpora vários aprimoramentos. A suspensão recebeu atenção específica e o aparelho de ar-condicionado foi realocado para maior eficiência. Além disso, o carro foi equipado com um novo pacote de refrigeração.
O foco da Toyota em qualidade, durabilidade e confiabilidade foi um fator chave no desenvolvimento do novo carro. Essa Hilux tem estado em constante desenvolvimento ao longo do ano e o time de desenvolvimento da TGR completou quase 30.000 km entre testes e corridas na temporada de 2023 do W2RC e do SARRC.
Testes extras foram realizados no deserto de Kalahari, no sul da África, e no deserto do Namíbia, como parte dos preparativos finais para o Rally Dakar, que antecede o W2RC do próximo ano.