Para a Toyota, o ano de 2020 foi desafiador e marcado pela busca de competitividade e sustentabilidade do negócio. Com o início da pandemia, a empresa prontamente tomou medidas pela segurança de colaboradores, familiares, clientes, fornecedores, concessionários e comunidades. Mesmo com três meses de fábricas paralisadas, pelas questões de segurança e fechamento do comércio, a Toyota viu uma recuperação positiva nos últimos quatro meses do ano. Com a confiança depositada pelos clientes na qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos, além dos melhores serviços de vendas e pós-vendas, a Toyota encerrou o ciclo de 2020 com 134.892 mil unidades comercializadas. Uma queda menos acentuada, levando em consideração os prognósticos do início da pandemia.
“Os desafios de 2020, talvez os maiores de nossa história e da indústria, nos ensinaram que precisamos buscar cada vez mais a competitividade e sustentabilidade. Levamos desse ano histórias de superação, entre colaboradores, concessionários, fornecedores e toda a cadeia. Juntos, tivemos de nos reinventar no curto prazo”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Na linha de produtos, dois modelos foram responsáveis por grande parte da recuperação da Toyota em 2020. O Toyota Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, produzido na cidade de Indaiatuba (SP), vendeu 40.158 unidades. Líder do segmento de picapes, Hilux alcançou 32.395 mil unidades. Yaris, Etios, RAV4 e Camry somaram 62 mil veículos comercializados.
A chegada dos modelos Hilux e SW4 2021, lançados em novembro, colaboraram positivamente, entregando aos consumidores ainda mais conforto, potência, tecnologia e segurança. “Tudo o que fazemos para aprimorar nosso portfólio tem por base a voz de nossos clientes e suas necessidades. Ambos os utilitários, agora na linha 2021, refletem exatamente isso”, destaca Vladimir Centurião, diretor de Operações de Vendas, Pós-Vendas e Marketing da Toyota do Brasil.
Além disso, 2020 marcou a entrada definitiva da Toyota do Brasil nos serviços de mobilidade com a chegada da KINTO. A iniciativa é parte da visão estratégica global da Toyota em se tornar uma empresa de mobilidade, oferecendo serviços cada vez melhores aos consumidores em todo o mundo.
Neste processo de transformação mundial para a mobilidade, a KINTO traz em seu portfólio variadas soluções, atendendo às necessidades específicas de diferentes tipos de consumidores. No Brasil, já estão disponíveis o KINTO Share, serviço de compartilhamento de operação fácil e intuitiva, realizada por aplicativo para smartphone, e o KINTO One, solução completa para empresas que desejam terceirizar sua frota de
veículos com condições diferenciadas para as marcas Toyota e Lexus, lançado em novembro de 2020.
Desde seu lançamento, o KINTO Share já conta com 33 concessionárias participantes, 130 carros disponíveis para aluguel, 20.000 usuários registrados e mais de 10.000 diárias de locação efetuadas.
De olho no futuro
Para 2021, a Toyota do Brasil espera um crescimento de 25% nas vendas. “Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo. Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores. Com isso, mantemos o nosso compromisso de entregar melhores e mais modernas soluções de mobilidade, com tecnologia e sustentabilidade”, comenta Chang.
A Toyota assumiu o desafio global de desenvolver e oferecer produtos e serviços de mobilidade cada vez mais sustentáveis, eficientes e tecnológicos e o Brasil faz parte desse plano. O Corolla é o primeiro veículo híbrido produzido no País, além de ser o pioneiro a mesclar a tecnologia híbrida ao etanol, tornando o líder de vendas em seu segmento um dos automóveis mais eficientes do mundo. É a intenção da empresa seguir oferecendo esses produtos no mercado nacional, enquanto consolida sua estratégia com a sua marca de luxo, a Lexus, de ser a única a oferecer um portfólio 100% eletrificado no País.
O presidente da Toyota do Brasil ainda relembra o histórico comprometimento da empresa com o Brasil e a sociedade, principalmente nos últimos cincos anos, em meio aos altos e baixos sucessivos no País e na região. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento do Brasil de forma ampla e aberta ao diálogo. Só na última década, investimentos uma quantia equivalente a R$ 6 bilhões”. Ele reforça: “Mas, mesmo acostumados com a volatilidade que Brasil e região sempre apresentaram, o período atual tem sido mais desafiador. Buscamos com governos, entidades, sociedade civil e comunidades mais oportunidades e soluções em todos os aspectos do negócio, pautados em uma visão com perspectiva de longo prazo”, diz o executivo.
Agenda de competitividade
Para 2021, além de todos os desafios da indústria automotiva, um que vai ganhar ainda mais atenção é a necessidade de melhor previsibilidade para o plano de negócios das empresas automotivas. “Uma agenda de competitividade se faz mais do que necessária neste momento, pois, em curto e médio prazos, ela possibilitará atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, tão necessários ao desenvolvimento do nosso País”, declara Chang. “Recentemente, vimos importantes empresas do nosso setor deixarem de produzir no Brasil. Nós reafirmamos nosso compromisso com o País, mas precisamos de condições, inclusive tributárias, mais equilibradas e justas”, afirma Chang.
“Mesmo com a nossa perspectiva de longo prazo, ainda enfrentamos incertezas quanto ao futuro e a lucratividade a cada ano, o que dificulta a capacidade de investir. Estamos sempre abertos ao diálogo, prontos para compartilhar valor e soluções em conjunto em todas as esferas”, finaliza o executivo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas: