• Modelo é aposta da Toyota para o futuro da mobilidade urbana
• Tecnologia é a chave do desafio ambiental global da companhia, que visa mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050
• 39ª edição marca o 10º ano consecutivo de participação da Toyota na Expointer
A Toyota do Brasil exibirá, no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, a nova geração do seu modelo híbrido Prius, lançada em junho deste ano, com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia entre os consumidores brasileiros. O modelo, primeiro automóvel equipado com esta tecnologia de propulsão a ser produzido em escala no mundo, já atingiu, em maio deste ano, vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países.
A Toyota do Brasil exibirá, no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, a nova geração do seu modelo híbrido Prius, lançada em junho deste ano, com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia entre os consumidores brasileiros. O modelo, primeiro automóvel equipado com esta tecnologia de propulsão a ser produzido em escala no mundo, já atingiu, em maio deste ano, vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países.
A nova geração do Toyota Prius marca, ainda, uma nova era no desenvolvimento da Toyota por ser o primeiro veículo da companhia a ser montado na novíssima plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português). Como resultado final, o Prius apresenta design expressivo e melhor conforto e dirigibilidade.
Em sua quarta geração, o Prius é comercializado no Brasil pelo preço de R$ 123.950, sendo, atualmente, o veículo híbrido mais acessível à venda no mercado doméstico. O modelo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que o torna o veículo mais eficiente no território brasileiro.
Em seu estande de 200m2, a Toyota exporá uma unidade do novo Prius para que os visitantes tenham a chance de conhecer o funcionamento da tecnologia que move o modelo híbrido da marca. Além do Prius, o Lexus CT 200h, primeiro híbrido de luxo do mundo, também estará em exposição, reforçando a versatilidade da ampla gama de produtos da fabricante que aliam tecnologia de ponta com atributos que incentivem a mobilidade sustentável.
Isenção de IPVA e rodízio municipal
A Toyota apoia iniciativas que ajudem a difundir a utilização de veículos movidos por tecnologia de propulsão sustentável no mercado nacional.
Em agosto de 2015, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos. Tal medida dá ainda mais visibilidade aos benefícios gerados pela redução do impacto de emissões que seriam provocados por um automóvel convencional.
Para tornar o veículo híbrido ainda mais competitivo e estimular sua aquisição pelos moradores da capital paulista, a prefeitura abriu mão de 100% de sua quota-parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o que, na prática, garante 50% de desconto do valor do imposto ao proprietário de um carro híbrido.
Como parte da iniciativa de promoção da tecnologia híbrida no Brasil, a Toyota participou da primeira edição do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico no dia 27 de agosto, promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE. A oportunidade reuniu 60 veículos movidos à propulsão elétrica e/ou híbrida, visando divulgar o conceito de transporte mais limpo para a cidade.
Parceria Toyota e USP
Promovendo a parceria que incentiva a disseminação da tecnologia híbrida para desenvolvimento acadêmico, a Toyota do Brasil também exibirá durante a realização do Salão a unidade do Prius cedida à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo da fabricante é incentivar o ensino e pesquisa para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas para veículos híbridos. Esta é a primeira parceria realizada no Brasil entre empresa e universidade em torno de veículos híbridos.
Atualmente, esta unidade do Prius é utilizada pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.
Novas tecnologias de propulsão
AParalelo às exposições nos estandes, o 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos promove a conferência “Emissões de Carbono e o Ecossistema da Mobilidade Elétrica: Cenários, Impactos e Soluções”, por meio de uma série de palestras que ocorrem nos dois primeiros dias do evento.
Visando ampliar o acesso da sociedade brasileira às informações quanto ao desenvolvimento de tecnologias de mobilidade sustentável já em uso em outros mercados do mundo, a Toyota do Brasil programou a palestra “Novas tecnologias automotivas de propulsão”, que detalha as etapas da companhia até à produção final da tecnologia híbrida, além de apontar as tendências e os caminhos para o futuro da mobilidade urbana na visão da empresa.
A apresentação será feita por Anderson Suzuki, gerente-geral de comunicação da Toyota do Brasil, no auditório do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em 02 de setembro, a partir das 15h30.
Desafio Ambiental da Toyota
Em setembro do ano passado, a Toyota lançou seu desafio ambiental global, onde pretende mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050. Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.
Serviço
12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos
Data: 1 a 3 de setembro Hora: 12h às 17h
Local:Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme