A Toyota comemora este mês um marco importante em sua trajetória no Brasil. Sua planta de motores em Porto Feliz, em operação desde 2016, alcança a marca de 1 milhão de motores produzidos.
Desde o início das operações, a fábrica produziu 716 mil propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, que equipam os modelos Yaris e Etios. Em 2019, a produção se expandiu para incluir os motores para os veículos Corolla Sedan e, posteriormente, para o Corolla Cross em 2021, totalizando 280 mil motores produzidos desde então.
“Esta é uma marca impressionante para nós. Além de equipar os carros produzidos por aqui e que comercializamos regionalmente, também exportamos motores ‘made in Brazil’ para a América do Norte. Abrimos caminho para o futuro, mantendo a qualidade e segurança, e buscando mais competitividade nas nossas operações. Em breve, a planta produzirá o motor híbrido flex do nosso novo modelo compacto”, destaca Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
“Celebrar a produção de 1 milhão de motores em Porto Feliz é um orgulho para nós. Este marco é resultado da dedicação de nossos colaboradores, e nos incentiva a continuar investindo em tecnologia de ponta e em práticas de sustentabilidade em nossa produção”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A fábrica de motores da Toyota deu um passo importante no último ano, ao iniciar a exportação de motores para a América do Norte, com 17 mil motores exportados até o momento. “A exportação de motores a partir de Porto Feliz desempenha um papel estratégico não só para a Toyota, mas também para a economia brasileira como um todo. Mais que isso, nossas exportações reforçam o reconhecimento da qualidade e da tecnologia dos produtos brasileiros no cenário global, além de gerar mais empregos diretos e indiretos e fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva nacional”, explica o executivo.
A unidade de Porto Feliz é a planta mais recente das 16 fábricas de motores da Toyota ao redor do mundo e a única a produzir motores na América Latina. A planta de Porto Feliz se destaca pela sua estrutura única de fundição, usinagem e montagem dos motores no mesmo prédio, tornando o processo de produção mais enxuto e competitivo, e tem um papel crucial na estratégia da Toyota do Brasil ao equipar seus modelos de veículos com motores de ponta.
Como parte da estratégia da companhia para a ampliação de mercados e busca por mais competitividade nas operações, a planta de Porto Feliz será responsável pela produção de motores para veículos híbridos flex da Toyota.
Próximos passos
Atualmente, Porto Feliz conta com 655 colaboradores, trabalhando em três turnos nas operações de usinagem e fundição e em dois turnos na montagem dos motores.
Para além da produção de motores, Porto Feliz iniciará, neste segundo semestre de 2023, a preparação e produção de componentes para a produção dos veículos Hilux na Argentina, e também, planeja iniciar a produção de componentes do chassi do Corolla Sedan e Corolla Cross.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: