São Paulo, junho de 2023 – A Toyota do Brasil acaba de anunciar um novo investimento em Sorocaba, no interior paulista. O aporte de R$ 160 milhões faz parte da estratégia da fabricante rumo à otimização da logística de suas operações, além de reforçar ainda mais o seu compromisso como empresa de mobilidade e a busca pela neutralidade de carbono. Neste novo Centro de Distribuição de Peças serão recebidas e despachadas todas as peças das marcas Toyota e Lexus comercializadas no Brasil, bem como as exportações das peças dos modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios para os países da América Latina e Caribe.
“Estamos evoluindo junto com as necessidades dos nossos clientes e do mercado. O novo investimento também reforça a determinação da Toyota no cumprimento de uma de suas principais missões: aumentar sua competitividade no mercado regional e global, ao manter uma operação moderna e estável, com mais produtividade e flexibilidade.”, afirma José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil.
“Estamos muito entusiasmados em anunciar a criação de nosso novo armazém em Sorocaba. Além de reforçar nossa presença no mercado brasileiro de mobilidade, o novo Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (CDP) também gerará empregos, fortalecerá a economia local e aumentará a qualidade e a satisfação dos clientes com nossos serviços de pós-venda. É uma ótima notícia para a Toyota, para Sorocaba e para toda a região”, comenta Jorge Mussi, gerente geral de Pós-Vendas da Toyota do
Brasil.
O novo espaço será dedicado ao armazenamento de peças de todas as versões da marca, principalmente de modelos híbridos e híbridos-flex, em ascensão no mercado, e contará com o novo conceito global de logística e automação da Toyota. As obras começarão neste mês e a transferência das atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2025.
O investimento da Toyota em Sorocaba também trará impactos positivos na economia local. A estimativa é de que haja um fortalecimento dos negócios na região, bem como sua manutenção e novas oportunidades profissionais.
Desenvolvimento competitivo e sustentável
A Toyota tem investido constantemente na busca por mais competitividade no mercado brasileiro e já investiu por aqui mais de R$ 7 bilhões na última década. Essa estratégia tem sido fundamental para aumentar o potencial da montadora em ofertar veículos ao mercado doméstico e para exportação.
Buscando maior competitividade no Brasil, em novembro de 2021 a Toyota iniciou o terceiro turno de produção na planta de Sorocaba, uma iniciativa que colaborou para o aumento de 30% no volume de produção anual da fábrica e gerou 550 contratações diretas.
Além do investimento em Sorocaba, a Toyota recentemente anunciou um aporte de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex no país.
Com esses investimentos, a Toyota tem demonstrado compromisso em fortalecer sua presença no mercado brasileiro e oferecer veículos cada vez mais sustentáveis e de acordo com a busca dos consumidores.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades
produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de seis mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializadas mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.
Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 55 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil.
Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: ToyotaGlobal e Toyota do Brasil.