A etapa final do Dakar 2023 foi um teste que começou no acampamento em Al-Hofuf, na Arábia Saudita. Os competidores tiveram que completar um trecho de 167 km antes de entrar no Estágio 14, que foi seguido por uma ligação final de 100 km até o pódio final, na cidade costeira de Dammam.
Para Nasser, esta foi a quinta vitória no Rally Dakar, enquanto Mathieu já soma quatro. A dupla venceu três vezes pela Toyota, com as últimas vitórias em uma exibição consecutiva de qualidade, durabilidade e confiabilidade. A dupla assumiu a liderança do evento na Etapa 3, e não abriu mais mão dessa posição.
Giniel de Villiers, que completou o seu vigésimo Rali Dakar consecutivo ao cruzar a linha em Dammam, terminou o rali no 4º lugar da classificação geral. O seu desempenho ressalta a dureza e tenacidade de um dos verdadeiros pilotos veteranos da competição. Junto com o copiloto Dennis Murphy, Giniel terminou a 45ª edição deste ano do rali com 2h30m e 12s de atraso.
O Dakar 2023 será lembrado por muito tempo por Henk Lategan e pelo copiloto Brett Cummings como uma corrida que poderia ter sido muito diferente para eles. A dupla chegou ao 2º lugar na classificação geral, antes de dois contratempos os empurrarem para baixo. Eles mostraram grande ritmo ao longo do rali e esperam um reflexo mais fiel de sua velocidade nas próximas edições. Mesmo assim, terminaram na 5ª colocação geral, menos de 5min atrás de seus companheiros em quarto lugar.
A Toyota dominou os resultados do Dakar 2023, com as equipes de trabalho TGR em 1º, 4º e 5º lugares.
A Toyota ainda contou com o jovem piloto brasileiro, Lucas Moraes, dirigindo uma Toyota Hilux T1+. Esta foi a primeira tentativa de Lucas no Rally Dakar, que teve o experiente copiloto Timo Gottschalk ao seu lado no carro.
“Três GR DKR Hilux T1+ da Toyota GAZOO Racing, dois da Team Land Cruiser Toyota Auto Body e o HINO 600 da Hino Team Sugawara completaram os 16 dias do Rally Dakar.
Parabéns às 6 equipes pelos difíceis 8500 km de estrada. Obrigado a todos os fãs pelo apoio. Parabéns a Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel pela conquista do título geral pelo segundo ano consecutivo. Isso após a vitória no primeiro Campeonato Mundial de Rally-Raid no final de 2022, o que foi uma conquista incrível.
Nas longas estradas do Dakar é muito difícil vencer se você não tiver um carro que não seja apenas fácil de dirigir, mas também confiável e durável”, comenta Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation.
No campeonato Mundial de Rally-Raid de 2023, do qual o Rally Dakar foi a rodada de abertura, Nasser e Mathieu somaram um total de 85 pontos. Isso significa que eles estão atrás dos líderes por apenas dois pontos, após a primeira rodada, do total de cinco. A Toyota está em 2º lugar no campeonato, apenas um ponto atrás dos líderes. A próxima prova é o Abu Dhabi Desert Challenge, que acontece na última semana de fevereiro.